saúde

Consultório itinerante de oftalmologia do Husm recebe a doação da milésima armação de óculos

João Pedro Lamas

Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)

O consultório itinerante de oftalmologia do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) recebeu, na última semana, a doação da milésima armação de óculos.

Criado há 4 anos, no ano passado, o projeto atende crianças e adultos de 52 escolas públicas de Santa Maria e região. Ele corria risco de suspender as atividades por falta de armações e lentes para confecção de óculos de grau. Uma campanha de arrecadação de armações foi lançada para evitar que isso acontecesse. Em nove meses, a população doou 1 mil óculos usados.

Somente 35% dos casos atendidos na UPA são considerados graves

A arrecadação de óculos usados segue por tempo indeterminado porque não são todas as armações doadas que podem ser reaproveitadas. Parte delas - as que usam fio de náilon para prender a lente - são destinadas para entidades beneficentes. A máquina usada pelo Husm para o preparo e recorte da lente não tem como fazer a canaleta e fixar a lente nesse modelo. Além disso, ele não seria o mais seguro e resistente para ser usado pelo público infantil. Sendo assim, o que não usado pelas crianças, é doado para os adultos que consultam no ambulatório de oftalmologia ou para instituições de caridade.

HISTÓRICO

Desde 2015, o consultório itinerante já fez 2.803 consultas e já entregou nas escolas 1.892 óculos prontos.

Quem tiver óculos sem uso em casa, pode entregar no próprio consultório itinerante ou na Unidade de Comunicação do Husm, que fica no andar no andar térreo, ao lado da portaria principal, no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Camobi.

PÚBLICO

O público-alvo do Consultório Itinerante de Oftalmologia são crianças em idade escolar e adultos, que fazem parte do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Os agendamentos das consultas acontecem via coordenação da escola.

COMO SÃO FEITOS

Os óculos são confeccionados pela técnica em Ótica Adriéli Delavi Freitas. Um dos aparelhos que ela utilizado nesse trabalho é o pupilómetro, que serve para medir a distância naso pupilar.

Essas medidas são digitadas em outra máquina, que vai levar em consideração para o recorte da lente. Após o recorte, é só encaixar a lente na armação e os óculos estão prontos para o uso.

*Com informações da assessoria de comunicação do Husm

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prédio da nova central de laboratórios do Husm deve ficar pronto em agosto Anterior

Prédio da nova central de laboratórios do Husm deve ficar pronto em agosto

Somente 35% dos casos atendidos na UPA são considerados graves Próximo

Somente 35% dos casos atendidos na UPA são considerados graves

Saúde